Eixo I

I. Emprego & Formação

Com o objectivo de incluir as populações locais nos postos de trabalho a serem criados através dos projetos de desenvolvimento locais e regionais, a Fundação da Herdade da Comporta criou uma “Bolsa de Emprego” que partilha com as empresas locais.

Candidatos e Empregadores podem entrar em contacto através do e.mail fundacaohdc@fundacaohdc.pt

Este Eixo de Intervenção tem como objectivo estratégico:

- Promover a empregabilidade e combater a exclusão social.

Eixo II

II. Habitação & Património

Este eixo tem como base o projecto Isabel Theodora de (re)alojamento social, cujo objectivo principal é o de reabilitar, manter e regularizar a situação das habitações património da Herdade da Comporta, onde vivem famílias em regime de comodato e/ou ex-trabalhadores da Herdade e seus descendentes.

Este eixo, através das "vistorias sociais" efetuadas às casas e agregados familiares que nelas habitam, permite avaliar o estado geral das casas da Herdade da Comporta, a situação social das famílias, assim como desenhar uma estratégia de reabilitação, regularização e realojamento.

Este Eixo de Intervenção tem como objectivos estratégicos:

• Garantir habitação acessível às populações locais;

• Preservar as características tradicionais paisagísticas, arquitectónicas e culturais das aldeias

Eixo III

III. Prevenção de Situações de Risco

Em estreita colaboração com as entidades locais e com toda a estrutura de apoio social da região, a Fundação da Herdade da Comporta faz atendimento à população, a famílias, crianças e jovens que necessitem de um acompanhamento local de maior proximidade. A pedido dos parceiros sociais e/ou directamente das pessoas que a procuram, a Fundação presta apoio psico-social desde o nascimento de um bebé até a situações de fim de vida, onde seja solicitada a sua colaboração.

Este Eixo de Intervenção tem como objectivos estratégicos:

• Promover um ambiente familiar seguro e saudável;

• Contribuir para um envelhecimento digno e ativo

Eixo IV

IV. Educação & Cultura

A Fundação da Herdade da Comporta acredita que a base para o desenvolvimento pessoal é a Educação e a Cultura. Como tal, apoia as escolas e associações locais na criação de actividades pedagógicas e lúdico-pedagógicas nas férias escolares, passeios em família e uma programação cultural com base no Museu do Arroz e na Casa da Cultura. Desde 2016, a Casa da Cultura tem um novo projecto de dinamização cultural e turística. Além disso, a Fundação desenvolveu um projecto de filmes documentais “Memórias em Pessoa” que tem como objectivo retratar e preservar  a identidade da vida e cultura local. Estes projectos visam contribuir para a educação, o conhecimento e a cidadania.

A Fundação garante ainda os Serviços Pedagógicos do Museu do Arroz.

Este Eixo de Intervenção tem como objectivos estratégicos:

• Contribuir para a educação, o conhecimento e a cidadania