A Nossa História

A Fundação da Herdade da Comporta vem dar continuidade a uma histórica preocupação assistencial centrada na melhoria das condições de vida das populações residentes no perímetro geográfico da Herdade da Comporta.

A melhoria da vida da população e a sua participação nas actividades económicas da região é, e sempre foi, uma das grandes preocupações do projecto da Herdade da Comporta. Aquando da aquisição da Atlantic Company (actual Herdade da Comporta) em 1955, foram construídas casas para alojar os trabalhadores e suas famílias, foi garantida assistência médica, foram construídas escolas e contratados professores e, no âmbito cultural, eram organizadas as festas das aldeias.

No seguimento deste trabalho, interrompido entre 1975 e 1991, foram "restabelecidas” parcerias de índole social com as Câmaras Municipais de Alcácer do Sal e Grândola nos pelouros da Habitação, Educação e Cultura.

A Fundação da Herdade da Comporta foi instituída em 2004, como resposta organizada às necessidades da comunidade local, e em 2010 foi feito um Diagnóstico Social nas sete aldeias situadas na área geográfica da Herdade da Comporta: Carrasqueira, Possanco/Cambado, Comporta, Torre, Brejos da Carregueira, Carvalhal e Lagoas. Este diagnóstico veio servir de base de trabalho para, em conjunto com a Comunidade e em parceria com as entidades locais, construir, a par dos projectos turísticos da Herdade, um futuro sustentável e inclusivo.

Em setembro de 2011, teve início o Projeto Social na Fundação da Herdade da Comporta e em setembro de 2021 foi-lhe atribuído o Estatuto de Utilidade Pública (Despacho n.o 8977/2021)

A Fundação da Herdade da Comporta empenhada em preservar e comprometida com o futuro.

Descarregue aqui a nossa apresentação

A Nossa Missão

A Fundação Herdade da Comporta têm como sua missão, melhorar a vida das populações a residir no perímetro geográfico da Herdade da Comporta, promovendo o seu envolvimento e integração nos projetos de desenvolvimento local.

I. COOPERAÇÃO

Cooperar e colaborar para rentabilizar recursos e encontrar soluções para um desenvolvimento sustentável e inclusivo

II. COMPLEMENTARIDADE

Estratégias complementares com as estratégias de desenvolvimento, local e regional, da Herdade da Comporta e de outros operadores no território

III. COERÊNCIA

Manter a coerência com as realidades locais e com a história

IV. RESPONSABILIDADE

O desenvolvimento só é sustentável e inclusivo se for responsável

A Nossa Visão

A Fundação Herdade da Comporta é uma plataforma de cooperação para um desenvolvimento sustentável e inclusivo.

Objetivos Estratégicos

1

Promover a empregabilidade e combater a exclusão social.

2

Garantir habitação acessível às populações locais. Preservar as características paisagísticas, arquitectónicas e culturais da aldeia.

3

Promover um ambiente familiar seguro e saudável.

4

Contribuir para a educação, o conhecimento, a cultura e a cidadania.

5

Sensibilizar e cooperar para a preservação do ambiente.