© 2023 by The Voice Project. Proudly created with Wix.com

  • Facebook App Icon
  • YouTube App Icon
NOTÍCIAS

SUMMER MARKET 2018

9 de Junho a 16 de Setembro

3ª Edição do SUMMER MARKET na Casa da Cultura, de Terça a Domingo entre as 11h e as 14h e as 17h e as 22h. Visite-nos!

Mercado de Moda na Casa da Cultura

2 de Junho de 2018

A Casa da Cultura recebe o Beach Market, mercado de moda, durante todo o dia de Sábado. Apareça!

Alteração do Logótipo da Fundação

Junho de 2018

Após aprovação em Reunião de Conselho de Administração de 27 de Abril de 2018, a Fundação Herdade da Comporta apresenta o seu novo logótipo. 

Comemorações do 25 de Abril

Abril de 2018

A Junta de Freguesia da Comporta organizou as Comemorações do 25 de Abril na Casa da Cultura.

SPRING MARKET Casa da Cultura

24 a 31 de Março de 2018

2ª Edição do Spring Market na Casa da Cultura. A não perder!

Assembleia Geral do condomínio dos Brejos da Carregueira de Baixo

Fevereiro de 2018

A Casa da Cultura recebeu a AG do Condomínio dos Brejos da Carregueira de Baixo.

Apoio Alimentar

Natal de 2017

Em parceria com os serviços sociais dos Municípios de Alcácer do Sal e Grândola e com as equipas da Segurança Social (RSI e RLIS) foram seleccionadas 31 famílias das freguesias da Comporta e do Carvalhal. Com a ajuda da MAKRO de Palmela, serão distribuídos cabazes alimentares a essas famílias. 

Feira de Natal

1 a 3 e 8 a 10 de Dezembro de 2017

A 5ª Edição da Feira de Natal conta com a presença de várias associações locais, 2 artesãos da freguesia da Comporta e 3 marcas portuguesas. Terá ainda actividades para crianças. Ajude a Fundação Herdade da Comporta ao comprar um Cabaz de Natal com produtos locais.

Novo projeto pedagógico nas escolas da Comporta e do Carvalhal

Outubro de 2017

Com o início do novo ano lectivo, arranca o Projecto Pedagógico “Uma Volta ao Mundo do Arroz”, que irá abranger 137 crianças entre os 3 e os 10 anos. Os objectivos pedagógicos deste programa são os de dar a conhecer outros países produtores de arroz, outras culturas, crenças e costumes, assim como outras formas de cultivo do arroz, suas origens e evolução no mundo ao longo dos tempos. Este programa insere-se no compromisso assumido pela Fundação Herdade da Comporta de garantir e dinamizar os Serviços Pedagógicos do Museu do Arroz – Antiga Fábrica de Descasque. 

Seminário Internacional Turismo em Segurança

29 de Junho de 2017

Em parceria com a Herdade da Comporta, a Fundação recebeu na Casa da Cultura o Seminário Internacional “Turismo em Segurança”, organizado pela GNR – Comando Territorial de Setúbal. Ao longo do dia foram apresentados os diversos meios de segurança que a GNR disponibiliza nos territórios com forte afluência turística e foram proferidas várias comunicações ligadas à temática da Segurança no Turismo.

Reunião do Grupo de Trabalho em Saúde Mental

Junho de 2017

O Grupo de Trabalho em Saúde Mental da Plataforma Supraconcelhia do Alentejo Litoral (PSCAL) reuniu na Casa da Cultura a 13 de Junho. Este grupo de trabalho visa a promoção da Saúde Mental no litoral alentejano e procura concertar respostas dos diversos serviços que dão resposta nesta área. 

Summer Market Casa da Cultura

10 de Junho a 17 de Setembro de 2017

Terça a Domingo das 11h às 14h e das 17h às 22h 

2ª Edição do Summer Market na Casa da Cultura. Não perca e venha conhecer as novidades deste ano!

Inauguração Oficial da Casa da Cultura

10 de Junho de 2017 

Depois do sucesso do projecto piloto em 2016, a Fundação da Herdade da Comporta inaugura oficialmente a Casa da Cultura. Agradecemos todo o apoio técnico prestado pela Herdade da Comporta e agradecemos o apoio das Câmaras Municipais de Alcácer do Sal e Grândola.

Comemorações do 25 de Abril

A Junta de Freguesia da Comporta organizou as comemorações do 25 de Abril de 2017 na Casa da Cultura.

Baile de Carnaval do Clube Recreativo da Herdade da Comporta

Fevereiro de 2017

Mais um divertido Baile de Carnaval a que já nos habituou o Clube Recreativo da Herdade da Comporta!

Assembleia Geral do Condomínio dos Brejos da Carregueira de Baixo

Fevereiro de 2017

A Casa da Cultura, enquanto espaço e equipamento ao serviço das iniciativas locais, recebeu a 24 de Fevereiro de 2017 a Assembleia Geral de Condóminos do CBCB (Condomínio dos Brejos da Carregueira de Baixo).

NATAL 2016 – Apoio Alimentar

A Fundação da Herdade da Comporta lançou uma campanha de angariação de apoios (financeiros, logísticos e humanos) para garantir a distribuição de 26 CABAZES DE NATAL nas Freguesias da Comporta e do Carvalhal.

Feira de Natal

10-11 e 17-18 de Dezembro

 

A 4ª edição da Feira de Natal deste ano teve um significativo melhoramento graças ao Projecto Casa da Cultura. A iniciativa conta com a presença de 3 instituições locais; 5 artesãos dos Conselhos de Alcácer do Sal e Grândola; uma loja de Alcácer do Sal e 2 garrafeiras de vinhos da região. A Fundação da Herdade da Comporta agradece à Câmara Municipal de Alcácer do Sal toda a ajuda prestada na divulgação desta iniciativa.

ADIAFA da Herdade da Comporta

Dezembro de 2016

A Adiafa (árabe ad-diafa, hospitalidade, banquete) é a refeição dada aos trabalhadores agrícolas depois da vindima ou da campanha agrícola. Em 2016 a Herdade da Comporta e a Fundação organizaram a Adiafa na Casa da Cultura.

Novo Projecto Pedagógico no Centro Escolar do Carvalhal

Outubro 2016

Este ano o tema no novo projecto pedagógico é “Exploradores da Natureza”. Os objectivos pedagógicos deste programa são os de levar as crianças para a rua e para o campo, desenvolver as suas capacidades de exploração e descoberta do ambiente à sua volta. Acreditamos que a capacidade de brincar livremente é a base para todo o tipo de aprendizagens cognitivas mais complexas e preocupa-nos o facto de ver cada vez mais crianças e jovens a jogar e não a brincar. Brincar é um Direito Fundamental inscrito na Convenção sobre os Direitos da Criança, que Portugal ratificou em 21 de Setembro de 1990.

Apoio ao Estudo inicia no novo ano lectivo

Outubro de 2016

Este ano a Fundação dá início ao Apoio ao Estudo semanal em Outubro. Todas as quartas-feiras à tarde, das 15h às 17h, nas instalações da FHdC. Os alunos do 2º e 3º ciclo têm acesso a um local de estudo, com internet e apoio para dúvidas. A nossa aposta e motivação continuam!

Reunião Plenária da Plataforma Supraconcelhia do Alentejo Litoral

23 de Setembro de 2016

Em parceria com a Câmara Municipal de Alcácer do Sal e a Junta de Freguesia da Comporta, a Casa da Cultura recebe a Plataforma Supraconcelhia do Alentejo Litoral.

Concerto de Angariação de Fundos do Centro Social Paroquial S. Pedro da Comporta

Julho de 2016

Em pleno Verão – época alta da Comporta – o CSPSPC organizou um simpático concerto na Casa da Cultura.

Casa da Cultura – Património Vivo Comporta

Verão de 2016

No Verão de 2016, a Fundação da Herdade da Comporta lançou o Projecto Casa da Cultura – Património Vivo Comporta – na sua versão piloto. De 2 de Julho a 18 de Setembro, estiveram presentes na Casa da Cultura 12 marcas nacionais, 6 artesãos dos Concelhos de Alcácer do Sal e Grândola; e 14 artistas expuseram os seus trabalhos. Tivemos um total de 20 523 visitantes.

Limpeza do Caldeirão de Tróia

5 de Junho de 2016

Em parceria com o Centro Escolar do Carvalhal, a Fundação da Herdade da Comporta apoiou uma iniciativa da OCEAN ALIVE – www.ocean-alive.org - uma actividade de limpeza do Caldeirão de Tróia: recolha de lixo e de embalagens de sal deixadas pelos marisqueiros. Participaram nesta iniciativa cerca de 75 crianças. Foram recolhidos 120 kg de lixo indiferenciado e 940 embalagens de sal.

Convívio Desportivo do Centro Social Paroquial S. Pedro da Comporta

Abril de 2016

O CSPSPC organizou um Convívio Desportivo na Casa da Cultura.

Baile de Carnaval do Clube Recreativo da Herdade da Comporta

Fevereiro de 2016

A Fundação da Herdade da Comporta é a Entidade Mediadora da Casa da Cultura, equipamento que cede gratuitamente às associações locais. A utilização deste espaço pelas associações e colectividades locais garante uma dinâmica viva em prol das comunidades locais. 

Spring Market Casa da Cultura

8 a 15 de Abril de 2017

1ª Edição do Spring Market na Casa da Cultura. Venham visitar-nos!

Noite de Fados na Comporta

Janeiro de 2016

 

A Comissão de Pais da Comporta, com o apoio da Fundação, visa criar uma Associação de Educadores na aldeia. A ideia é criar sinergias entre as diversas pessoas para ajudar a colmatar algumas lacunas a nível de oferta educativa e lúdica nas aldeias da Comporta e Carrasqueira. Assim, organizaram uma noite de Fados para angariar verbas para dar inicio ao processo. Foi uma noite muito animada na Casa da Cultura que contou com a presença dos fadistas Bia Ferreirinha, Jorge Paulo e Sónia Domingos. Na guitarra e viola, Hugo Filipe e António Eduardo.

 

 

Entrega do apoio alimentar e Cabazes de Natal

Dezembro de 2015

 

Como tem vindo a ser hábito, a Fundação, enquanto Entidade Mediadora do FEAC nas freguesias da Comporta e Carvalhal, fez duas distribuições de alimentos a 54 famílias carenciadas da zona. A segunda distribuição coincidiu com a época de Natal e a Fundação acrescentou à distribuição umas pequenas iguarias natalícias. Esperamos assim trazer algum alento ao Natal de muitas famílias.

 

 

 

 

Feira de Natal na Comporta

Dezembro de 2015

 

Este ano a Fundação organizou a 3ª edição da Feira de Natal da Comporta. Mais uma vez, foram 2 fins-de-semana na Casa da Cultura. Este ano contámos com cerca de 20 expositores de diversas áreas que deram um colorido muito especial ao Natal.

 

 

 

Novo projeto pedagógico para os Centros Escolares

Setembro de 2015

 

Mais um ano lectivo começou e com ele um novo projecto pedagógico nos Centros Escolares da Comporta e Carvalhal. Este ano o tema é “A Nossa Localidade” com o intuito de dar a conhecer melhor a diversidade da Comporta e do Carvalhal. Vamos abordar temas como a geografia, flora e fauna, história e modos de vida particulares.

 

 

 

Apoio ao Estudo inicia no novo ano letivo

Setembro de 2015

 

Como tem sido hábito nestes últimos anos, a Fundação deu inicio a Apoio ao Estudo semanal. Todas as quartas-feiras à tarde, os alunos do 2º e 3º ciclo têm acesso a um local de estudo, com internet e apoio para dúvidas. A nossa aposta e motivação continua, já com alguns casos de sucesso!

 

 

 

Férias de Verão na Comporta

Julho de 2015

 

Na impossibilidade, por falta de espaço, de realizar a Colónia de Férias este ano, a Fundação criou uns ateliers para os jovens dos 10 aos 14 anos. Este ano, além de idas à praia, o grupo criou uma ideia para um filme, desenvolveu o guião, representou as cenas, criando assim as bases para a elaboração de um filme.

Além destas actividades, a Fundação participou no desenvolvimento de actividades integradas no Centro Escolar da Comporta organizadas pelo Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal.

 

 

 

Festa de final de ano do Centro Escolar do Carvalhal

Junho de 2015

 

Sob o tema do projecto pedagógico “O Nosso País”, a Fundação organizou a festa de final de ano letivo. Com muita animação, música e dança, os alunos do Centro Escolar mostraram aos seus familiares o que tinham aprendido sobre o seu país. Houve bailinho da Madeira, o corridinho do Algarve, os pauliteiros de Miranda e casais com trajes tradicionais de todas as regiões de Portugal.

 

 

Apoio ao Estudo continua

Janeiro de 2015

 

Apesar de mais atrasado, este ano já demos inicio ao apoio ao estudo na Comporta. Nas novas instalações da Fundação, os alunos do 2ª e 3ª ciclo têm a possibilidade, de forma gratuita, de ter um espaço para estudar e tirar dúvidas. A nossa aposta no sucesso escolar continua!

 

 

 

Projectos educativos e sociais continuam em 2015

Janeiro de 2015

 

Tal como no ano passado, a Fundação continua a desenvolver os projectos “Envelhecer é Sabedoria” e “Espaço para Creche(r)” nos Centros Sociais da Comporta e do Carvalhal. As actividades têm sido um sucesso com as populações sénior e as crianças das creches.

 

 

 

Cabazes de Natal

Dezembro de 2014

 

No seguimento do que tem vindo a ser a tradição da Fundação, este ano, novamente integrado no FEAC (antigo PCAAC), distribuímos cerca de 55 cabazes de alimentos a famílias carenciadas das freguesias da Comporta e do Carvalhal. Esperamos assim ter conseguido trazer um pouco mais de alegria às mesas de Natal das famílias da zona.

 

 

 

Feira de Natal na Comporta

Dezembro de 2014

 

Este ano a Fundação, em parceria com a Comissão de Pais da Comporta, organizou a segunda edição da Feira de Natal. Tal como o ano passado, decorreu em 2 fins-de-semana no início do mês. Desde artesanato local e contemporâneo, artigos em segunda mão e muita doçaria, aliciámos os visitantes com cores e sabores natalícios.

 

 

 

Projeto Educativo “O Nosso País”

Setembro de 2014

 

A Fundação deu inicio a mais um projecto pedagógico nos Centros Escolares da Comporta e Carvalhal. Este ano o tema é Portugal. Em cada sessão vamos descobrir um pouco sobre as diversas regiões, a sua história e geografia, os seus hábitos, costumes, alimentos, flora e fauna. O objectivo é, duma forma lúdica, dar a conhecer o país onde vivemos e a sua diversidade.

 

 

Exposição “A Nossa Localidade”

Agosto de 2014

 

O Museu do Arroz recebeu a exposição de arte - organizada pela Fundação - de trabalhos elaborados por crianças e jovens da Comporta e do Carvalhal durante as diversas actividades desenvolvidas ao longo do ano. O tema era a nossa localidade e apresentaram-se maquetes das aldeias, assim como trabalhos relacionados com a vida do quotidiano.

 

 

 

Colónia de Férias na Comporta

Julho & Agosto de 2014

 

Este ano decorreu a 3ª edição da Colónia de Férias da Comporta a decorrer na antiga Escola Primária, cedida pelo Centro Social da Comporta. A organização das actividades são da responsabilidade da Fundação em parceria com a Comissão de Pais da Comporta. Além disso, recebemos o apoio da Junta de Freguesia da Comporta, que cede material didático, e da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, que cede o transporte para as idas à praia. Ao todo participaram cerca de 60 crianças e jovens entre os 3 e os 12 anos de idade. A Colónia de Férias organiza idas à praia e actividades lúdico-pedagógicas organizadas em semanas temáticas. No final, houve um grande passeio em família ao Badoca Park.

 

 

 

Festa de Final de Ano do Centro Escolar do Carvalhal

Junho de 2014

 

Sob o tema do projecto pedagógico “O Nosso Mundo”, a Fundação organizou, em parceria com o Espaço Jovem, a festa de final de ano lectivo. Com muita animação, música e dança, os alunos do Centro Escolar mostraram aos seus familiares o que tinham aprendido sobre alguns países e culturas do nosso mundo.

 

 

 

Exposição “Prevenção dos Maus-Tratos na Infância e Juventude”

Abril de 2014

 

Inserido no mês da “Prevenção dos Maus-Tratos na Infância e Juventude”, organizado pela CPCJ de Alcácer do Sal, a Fundação participou na organização da exposição itinerante que passou por Alcácer do Sal, Torrão e Comporta. Com o tema do “Abandono Escolar”, a Fundação trabalhou com os alunos dos 3º e 4º anos do Centro Escolar da Comporta que elaboraram esculturas em papel e diversos materiais de apoio informativo para integrar a exposição.

 

 

 

Férias de Páscoa na Comporta e Carvalhal

Março de 2014

 

Este ano decorreram actividades durante as duas semanas de férias. No Carvalhal decorreram no Espaço Jovem e na Comporta no Centro Escolar e na antiga Escola Primária. Participaram nestas actividades cerca de 90 crianças dos 3 aos 16 anos.

 

 

 

 

Desfile de Carnaval “O Nosso Mundo”

Fevereiro de 2014

 

Pegando no tema do projecto pedagógico deste ano letivo, o Centro Escolar da Comporta saiu à rua representando países tão diversos como o Brasil, a Roménia, a Índia e Moçambique. As ruas da aldeia encheram-se de cores multiculturais e muita alegria!

 

 

 

Projecto “Contos de Cidadania” no Centro Escolar do Carvalhal

Janeiro de 2014

 

A pedido da Coordenação do Centro Escolar do Carvalhal, a Fundação em parceria com o Espaço Jovem, criou um projecto de contos relacionados com o tema da cidadania. O objectivo foi trazer histórias que abordassem questões sobre a nossa relação com o outro, o nosso papel no mundo, as relações inter-geracionais e inter-culturais.

 

 

 

Entrega de Cabazes de Natal

Dezembro de 2013

 

Este ano, com a integração da Fundação como Entidade Mediadora do PCAAC, a Fundação conseguiu chegar a mais famílias e alegrar o Natal de muitas pessoas. Entre as freguesias da Comporta e do Carvalhal distribuímos cerca de 35 cabazes de alimentos que foram reforçados com “presentes” da HdC.

 

 

 

Feira de Natal na Comporta

Dezembro de 2013

 

A pedido de diversas entidades e comerciantes da Comporta, a Fundação organizou a 1ª edição da Feira de Natal da Comporta. Esta decorreu durante 2 fins-de-semana na Casa da Cultura. Tivemos a presença de cerca de 15 vendedores e 500 visitantes.

 

 

 

 

Férias de Natal na Comporta e Carvalhal

Dezembro 2013

 

Este ano decorreram actividades durante uma semana nas férias do Natal. No Carvalhal decorreram no Espaço Jovem e na Comporta no Centro Escolar. Participaram nestas actividades cerca de 110 crianças dos 3 aos 16 anos.

 

 

 

Criação do Grupo TAC – Teatro Amador da Comporta

Novembro de 2013

 

Inicialmente criado em parceria com a atriz Ana Brito e Cunha, o grupo começou com cerca de 20 pessoas dos 8 aos 60 anos. As reuniões eram no Cinema da Comporta todas as quartas-feiras. Com a ausência da Ana por motivos profissionais, juntou-se ao grupo o coreógrafo José Arantes Pedroso, que começou a dinamizar as sessões. O grupo mudou-se para o auditório da Junta de Freguesia da Comporta mantendo 20 pessoas mas agora com as idades entre os 10 e os 16 anos. Esperamos poder apresentar uma peça em breve!

 

 

 

Inicio das Sessões de Apoio ao Estudo

Setembro de 2013

 

A Fundação dá inicio a mais uma época de Apoio ao Estudo que irá decorrer no tempo escolar. Tanto na Comporta como no Carvalhal (com a colaboração do Espaço Jovem) os jovens do 2º ciclo terão espaços para estudar, fazer trabalhos em grupo e tirar dúvidas, para que possam seguir o seu percurso escolar com segurança e sucesso.

 

 

 

Projecto “Espaço para Creche(r)”

Outubro de 2013

 

Em colaboração com os Centros Sociais da Comporta e do Carvalhal, a Fundação, com a colaboração do Espaço Jovem do Carvalhal, deu inicio a um projecto desenhado para a creche. O objectivo deste projecto é de estimular as crianças para a descoberta do seu corpo, dos sentidos e sensações, o conhecimento de si e do outro. O projecto terá a duração de 10 meses.

 

 

 

Projecto “Envelhecer é Sabedoria”

Outubro de 2013

 

Em colaboração com os Centros Sociais da Comporta e do Carvalhal, a Fundação deu inicio a um projecto desenhado para a população sénior. O objectivo é proporcionar momentos lúdicos e de convívio, combater o isolamento e promover a autoestima. Este projecto irá ter a duração de um ano.

 

 

 

Projecto pedagógico “Nosso Mundo”

Setembro de 2013

 

A Fundação inicia mais um ano lectivo com actividades pedagógicas nos Centros Escolares da Comporta e do Carvalhal. Este ano o tema é o “Nosso Mundo” e visa dar a conhecer às crianças dos 3 aos 10 anos diversos países e culturas do mundo com o objectivo de educar para a cidadania, a tolerância, a preservação do ambiente e o respeito pelas diversas culturas do mundo.

 

 

 

Exposição “Memórias em Pessoa”

Agosto de 2013

 

O Museu do Arroz recebeu a 2ª edição do projeto documental “Memórias em Pessoa”, liderado de novo por Felipe Branco. Este ano apresentamos os fundadores do Clube Recreativo da Herdade da Comporta, o projeccionista e porteiro do antigo Cinema da Comporta, o Sr. Ilídio Batista, um dos mais antigos trabalhadores da Herdade da Comporta e o Sr. José Maria Gomes da antiga cantina da Comporta, agora Minimercado Gomes. Estes filmes podem ser vistos na nossa página do Facebook.

 

 

 

Obras no “Barracão das Pitas” na Torre

Agosto de 2013

 

A Fundação coordenou com o Departamento de Obras da HdC a substituição do telhado do Barracão das Pitas na Torre. Este antigo celeiro alberga cerca de 10 famílias que viviam numa situação muito precária devido ao mau estado da cobertura do edifício. Com cedências, muito diálogo e boa vontade de todas as parte, conseguiu-se fazer a obra sem desalojar as famílias que aqui residem.

 

 

 

Colónia de Férias na Comporta

Julho & Agosto de 2013

 

Este ano decorreu a 2ª edição da Colónia de Férias da Comporta na antiga Escola Primária, cedida pelo Centro Social Paroquial S. Pedro da Comporta. A organização das actividades são da responsabilidade da Fundação em parceria com a Comissão de Pais da Comporta. Além disso, recebemos o apoio da Junta de Freguesia da Comporta que cede material didático e da Câmara Municipal de Alcácer do Sal que cede o transporte para as idas à praia. Ao todo participaram cerca de 60 crianças e jovens entre os 3 e os 12 anos de idade. A Colónia de Férias organiza idas à praia e actividades lúdico-pedagógicas organizadas em semanas temáticas. No final, houve um grande passeio em família ao Fluviário de Mora.

 

 

Entrega de Prémios do Festival Terras Sem Sombra

Julho de 2013

 

A Casa da Cultura da Comporta recebeu este evento que destaca personalidades na área da Música e da Biodiversidade. Tivemos a honra de receber na Comporta a Infanta D. Pilar de Espanha e diversas personalidades da sociedade portuguesa. O evento contou com a participação do Coro Juvenil de Lisboa liderado pelo maestro Nuno Lopes.

 

 

 

 

Inauguração do Espaço Jovem do Carvalhal

Julho de 2013

 

Numa parceria entre a Fundação e a Associação de Jovens Nova Onda, abriu no refeitório da antiga Escola Primária do Carvalhal um novo espaço para actividades lúdico-pedagógicas. O Espaço Jovem do Carvalhal está aberto o ano inteiro com horários para as férias e para a época escolar. Com a coordenação da Liliana Serranheira, este espaço visa ser um local de encontro e convívio para os jovens do Carvalhal dos 8 aos 18 anos.

 

 

 

Espectáculo “O Principezinho”

Junho de 2013

 

Este espectáculo é o culminar de um intenso trabalho que envolveu entidades e crianças das Freguesias da Comporta, Carvalhal e Melides. Integrado no Festival Terras Sem Sombra, o espectáculo contou com a presença do Coro Juvenil de Lisboa liderado pelo Maestro Nuno Lopes e a bailarina Maria Luísa Carles. O projecto foi trabalhado durante todo o ano escolar nas áreas da música, dança e expressão plástica. Teve o apoio incondicional das Câmaras Municipais de Alcácer do Sal e Grândola, das Juntas de Freguesia da Comporta, Carvalhal e Melides, dos Agrupamentos de Escolas de Alcácer do Sal e Grândola, e, muito importante de todo o pessoal docente e não docente das escolas, dos pais e de todos os alunos.

O espectáculo foi um momento único, tendo decorrido no Carvalhal com uma plateia de 1000 espectadores. Nada irá fazer esquecer este momento que ficará no coração de todos para o resto da vida.

 

 

Férias da Páscoa na Comporta e Carvalhal

Março de 2013

 

Nestas férias, a Fundação organizou actividades para a Páscoa. Com muita pintura, colagem e tesouras, cerca de 30 jovens da Comporta e Carvalhal divertiram-se e conviveram nestes dias de chuva intensa!

 

 

 

Espetáculo “O Português é o meu Fado”

Março de 2013

 

O projecto pedagógico desenvolvido pela Fundação nos Centros Escolares da Comporta e do Carvalhal, culminou com uma grande festa de Fados na Casa da Cultura, na Comporta. Todos os alunos participaram neste grande evento que teve a participação dos guitarristas profissionais Flávio Cardoso e Vital d’Assunção. Além disso, ainda subiram aos palcos para animar a festa os fadistas Salvador Taborda Ferreira e Risoleta Maria. Foi uma noite muito animada com pessoas a representarem as 7 aldeias do perímetro geográfico da HdC.

 

 

 

A Fundação como “Entidade Mediadora” do PCAAC

Fevereiro de 2013

 

A Segurança Social solicitou à Fundação que se estabelecesse como Entidade Mediadora do Programa Comunitário de Ajuda Alimentar a Carenciados. Este pedido assenta no facto de que as Entidades Mediadoras sediadas em Alcácer do Sal e Grândola, pela sua distância das aldeias do litoral, não conseguem chegar a estas populações.

 

 

 

Desfile de Carnaval “O Português é o meu Fado”

Fevereiro de 2013

 

Os alunos do Centro Escolar da Comporta saíram à rua para o seu desfile anual pelas ruas da aldeia. Este ano, o evento ficou marcado pelo tema do Fado, tema esse que tem sido trabalhado ao longo do ano lectivo na escola em parceria com a Fundação.

 

 

 

Apoio ao Estudo

Fevereiro de 2013

 

A Fundação deu inicio ao projecto de Apoio ao Estudo na antiga escola primária da Comporta. Este apoio irá ajudar os alunos do 5º e 6º anos para que possam seguir os seus estudos com confiança.

 

 

 

Cabazes de Natal

Dezembro de 2012

 

A Fundação e a HdC distribuíram 18 cabazes de Natal para famílias carenciadas das freguesias da Comporta e do Carvalhal.

 

 

 

Férias de Natal

Dezembro de 2012

 

Em parceria com a Associação de Desenvolvimento do Torrão desenvolveram-se uma série de actividades lúdico-pedagógicas para crianças e jovens dos 3 aos 14 anos sobre o tema da solidariedade.

 

 

 

Natal na Comporta

Dezembro de 2012

 

A Fundação, em parceria com a Comissão de Pais da Comporta, desafiou os alunos do Centro Escolar da Comporta para participarem na criação de uma árvore de Natal ecológica. Recolheram-se cerca de 100 latas de comida, que foram criativamente pintadas e colocadas num pinheiro do pátio da antiga escola da Comporta. A iluminação da árvore foi um momento mágico para todos.

 

 

 

Envelhecimento Activo e Solidariedade entre Gerações

Novembro de 2012

 

A Fundação participou na organização do Encontro Supraconcelhio sobre Envelhecimento Activo e Solidariedade entre Gerações, que decorreu no Auditório Municipal de Grândola e assistiram ao encontro cerca de 300 pessoas.

 

 

 

 

Exposição “Memórias em Pessoa”

Agosto de 2012

 

O Museu do Arroz recebeu a exposição dos filmes documentais “Memórias em Pessoa” que foram o culminar de um projecto educativo desenvolvido pela Fundação com um grupo de jovens das aldeias da HdC. Este projecto teve a participação de Felipe Branco que realizou os documentários que retratam a vida e cultura local. Estes filmes podem ser visionados na nossa página do Facebook.

 

 

 

Intercâmbio “BIO-RE-CLIMA”

Julho & Agosto de 2012

 

A Fundação cedeu o espaço da antiga Escola Primária do Carvalhal para um intercâmbio organizado pela Câmara Municipal de Grândola. Este projecto juntou 13 jovens de Grândola e 13 jovens da região de Rhein-Kreis Neuss da Alemanha para conviver e participarem em actividades ligadas à biodiversidade, reciclagem e alterações climáticas.

 

 

 

Férias de Verão na Comporta e Carvalhal

Julho & Agosto de 2012

 

Este verão, as crianças e jovens das aldeias da Comporta e Carvalhal tiveram muito com que se entreter! Na Comporta, participaram cerca de 80 crianças e jovens dos 3 aos 14 anos. Estas actividades tiveram a colaboração da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, da Junta de Freguesia da Comporta, da Comissão de Pais da Comporta e do Centro Social Paroquial São Pedro da Comporta.

No Carvalhal, participaram também cerca de 80 crianças e jovens dos 7 aos 12 anos. As actividades foram organizadas em parceria com a Junta de Freguesia do Carvalhal.

 

 

 

Recuperação do Páteo de São João

Junho 2012

 

Em colaboração com o Departamento de Obras da HdC e a empresa Fernando Pedreiro, foram finalizadas as obras que tiveram início em Janeiro deste ano. Assim, a Fundação HdC conseguiu alojar 5 famílias no Programa de Prevenção de Situações de Risco e dar inicio ao seu programa de “Arrendamento Solidário”.

 

 

 

 

Operação Praias Limpas

Maio de 2012

 

Em parceria com os departamentos de Ambiente, das Praias e de Comunicação da HdC, assim como a Stressless e as Águas do Vimeiro, a Fundação desafiou a população local para se juntar e limpar a sua costa, desde a praia do Pego à praia da Comporta. Foram limpos cerca de 9kms de costa para o beneficio de todos e do Ambiente!

 

 

 

Experimentar a equitação

Maio de 2012

 

Em colaboração com a empresa Cavalos na Areia, 62 crianças entre os 6 e os 10 anos receberam cada uma 5 aulas gratuitas de introdução à equitação.

 

 

 

Férias da Páscoa com muita actividade

Abril de 2012

 

Durante estas férias de Páscoa, cerca de 56 crianças dos Centros Escolares do Carvalhal e da Comporta, participaram em diversas actividades organizadas pela Fundação em parceria com as Câmaras Municipais de Grândola e  Alcácer do Sal.

 

 

 

Exposição de fotografia “Ritmos da Paisagem”

Março de 2012

 

Um grupo de jovens juntou-se ao desafio da Fundação para fazer uma exposição de fotografia sobre a paisagem local. Ao grupo juntou-se o fotógrafo Pedro Narra que ajudou e deu dicas de como “apanhar” os melhores momentos. Tudo culminou numa exposição na “Atlantic Tour”, uma prova de hipismo internacional na Comporta.

 

 

 

Uma oferta no Dia de Reis

Janeiro de 2012

 

Numa iniciativa promovida pela Fundação HdC, no dia de Reis, os funcionários da Herdade da Comporta fizeram um grande donativo em livros para as bibliotecas dos Centros Escolares da Comporta e do Carvalhal.

VÍDEOS

Fundação Herdade da Comporta no Jornal da Noite da SIC

12 de Agosto 2014

 

No passado fim-de-semana a Fundação Herdade da Comporta voltou a realizar uma iniciativa no âmbito do Projecto "Envelhecer com Sabedoria" que promove o bem-estar dos residentes mais idosos da região.

Ao todo estiveram presentes 24 idosos que realizaram inúmeras actividades lúdicas.