top of page

A NOSSA HISTÓRIA

A melhoria da vida da população e a sua participação nas actividades económicas da região é, e sempre foi, uma das grandes preocupações do projecto da Herdade da Comporta. Aquando da aquisição da Atlantic Company (actual Herdade da Comporta) em 1955, foram construídas casas para alojar os trabalhadores e suas famílias, foi garantida assistência médica, foram construídas escolas e contratados professores e, no âmbito cultural, eram organizadas as festas das aldeias.

 

No seguimento deste trabalho, interrompido entre 1975 e 1991, foram "restabelecidas” parcerias de índole social com as Câmaras Municipais de Alcácer do Sal e Grândola nos pelouros da Habitação, Educação e Cultura.

A Fundação da Herdade da Comporta foi instituída em 2004, como resposta organizada às necessidades da comunidade local, e em 2010 foi feito um Diagnóstico Social nas sete aldeias situadas na área geográfica da Herdade da Comporta: Carrasqueira, Possanco/Cambado, Comporta, Torre, Brejos da Carregueira, Carvalhal e Lagoas. Este diagnóstico veio servir de base de trabalho para, em conjunto com a Comunidade e em parceria com as entidades locais, construir, a par dos projectos turísticos da Herdade, um futuro sustentável e inclusivo. 

Em setembro de 2011, teve início o Projeto Social na Fundação da Herdade da Comporta e em setembro de 2021 foi-lhe atribuído o Estatuto de Utilidade Pública (Despacho n.o 8977/2021)

IMG_20210507_134603.jpg

OBJETIVOS ESTRATÉGICOS

01

Promover a empregabilidade e combater a exclusão social. 

02

Garantir habitação acessível às populações locais. Preservar as características paisagísticas, arquitectónicas e culturais da aldeia.

03

Promover um ambiente familiar seguro e saudável.

04

Contribuir para a educação, o conhecimento, a cultura e a cidadania.

05

Sensibilizar e cooperar para a preservação do ambiente.

bottom of page