A NOSSA HISTÓRIA

A melhoria de vida da população e a sua participação nas actividades económicas da região é, e sempre foi, uma das grandes preocupações do projecto da Herdade da Comporta. Aquando da aquisição da Atlantic Company (actual Herdade da Comporta) em 1955, foram construídas casas para alojar os trabalhadores e suas famílias, foi garantida assistência médica, foram construídas escolas e contratados professores e, no âmbito cultural, eram organizadas as festas das aldeias.

No seguimento deste trabalho, interrompido entre 1975 e 1991, foram "restabelecidas” parcerias de índole social com as Câmaras Municipais de Alcácer do Sal e Grândola nos pelouros da Habitação, Educação e Cultura.

A Fundação da Herdade da Comporta surge, então, em 2004, como resposta organizada às necessidades da comunidade local, e em 2010 foi feito um Diagnóstico Social das sete aldeias situadas na área geográfica da Herdade da Comporta: Carrasqueira, Possanco/Cambado, Comporta, Torre, Brejos da Carregueira, Carvalhal e Lagoas. Este diagnóstico veio servir de base de trabalho para, em conjunto com a Comunidade e em parceria com as entidades locais, construir, a par dos projectos turísticos da Herdade, um futuro sustentável e inclusivo.

IMG_20210507_134603.jpg

OBJETIVOS ESTRATÉGICOS

01

Promover a empregabilidade e combater a exclusão social.

02

Garantir habitação acessível às populações locais. Preservar as características paisagísticas, arquitectónicas e culturais da aldeia.

03

Promover um ambiente familiar seguro e saudável.

04

Contribuir para a educação, o conhecimento, a cultura e a cidadania.

05

Colaborar com a investigação científica em todas as áreas de intervenção social da Fundação.