Blinded By The Light | FDAG X Mendes WOOD DM na Casa da Cultura Comporta
- Fundação HdC
- 11 de jul.
- 2 min de leitura

A Casa da Cultura da Comporta acolhe este verão a quinta edição da mostra anual da galeria Fortes D’Aloia & Gabriel, que convida a galeria Mendes Wood DM para uma colaboração especial. A exposição coletiva Blinded by the Light explora a relação entre luz e sombra, refletindo sobre o seu poder transformador no espaço físico e no universo psicológico.
Instalada num antigo celeiro de arroz e Antigo Cinema da Comporta, reconvertido num espaço cultural (Casa da Cultura Comporta), a exposição propõe um percurso sensorial onde fenómenos de percepção, memória e tempo se entrelaçam com a atmosfera única da Comporta. O projeto, idealizado por Maria Ana Pimenta, sócia e diretora internacional da Fortes D’Aloia & Gabriel, tem vindo a afirmar-se como uma plataforma alternativa e vibrante de intercâmbio artístico, reunindo anualmente artistas, curadores, colecionadores e galerias.
Blinded by the Light reúne obras inéditas e recentes de um conjunto de artistas que trabalham entre o brilho e a sombra, o visível e o oculto, o concreto e o difuso. Em exposição estarão trabalhos de Laís Amaral, Paloma Bosquê, Rodrigo Cass, João Maria Gusmão, Marina Perez Simão, Marina Rheingantz, Maaike Schoorel, Pol Taburet, Antonio Tarsis e Janaina Tschäpe, bem como obras de Nina Canell, Matthew Lutz-Kinoy, Leticia Ramos, Mauro Restiffe, Erika Verzutti e pinturas históricas de Frank Walter.
A mostra reflete também sobre o momento sociopolítico atual, onde a sobrecarga sensorial e a opacidade simbólica moldam a nossa perceção da realidade. Através de uma diversidade de suportes—da pintura à escultura, da fotografia ao cinema—os artistas envolvidos abordam temas como a revelação e o ocultamento, a transitoriedade e a transformação.
Este modelo de exposição, enraizado na colaboração e no diálogo entre instituições, tem permitido aprofundar relações e abrir espaço a novas conversas curatoriais. A exposição de 2025 será acompanhada por um ensaio da curadora e produtora cultural Cindy Sissokho, que co-curou o Pavilhão Francês na 60ª Bienal de Veneza.
A Casa da Cultura da Comporta agradece à Fortes D’Aloia & Gabriel e à Mendes Wood DM pela continuidade desta parceria, que contribui para enriquecer o panorama cultural da região.
Commentaires